Notícia

Monera Turbinando ETEs

Em parceria com a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento – CASAN, a Monera Eco Solutions assumiu o compromisso de corrigir a eficiência da Estação de Tratamento de Esgotos do Município de Erval Velho, SC, e capacitar o seu corpo técnico.

Com a aplicação das Mídias MBBR Monera Bio Power ®, a qualidade do Efluente Final da ETE passará a ser de REUSO. Além disso, a ETE projetada para tratar Esgoto Doméstico, terá também capacidade de receber cargas orgânicas elevadas como FOSSA SÉPTICA, CAIXA DE GORDURA e EFLUENTES TÓXICOS para uma ETE Convencional, permitindo com que a CASAN possa recolher as FOSSAS dos municípios da região que não contam com rede de coleta e tratamento, ganhando assim, um NOVO MODELO DE NEGÓCIOS.



Não é milagre, mas tecnologia. As Mídias MBBR Monera Bio Power ® foram projetadas para proteger o sistema biológico contra alta toxicidade, além de proporcionar até 100x mais microorganismos do que um sistema MBBR Convencional.

A tecnologia da Monera permite a construção de NOVAS ETEs ultracompactas e mais baratas, e REVAMPS/RETROFITS evitando investimentos pesados em infraestrutura.

Não é uma simples espuma! Trata-se de uma tecnologia desenvolvida com polímeros especiais
(hidrofílicos e catiônicos), que leva embarcada uma nano tecnologia especial, formada de
compostos de carbono e biocatalizadores específicos.
Um verdadeiro BUNKER para os microorganismos.


Em Janeiro de 2020 a Monera iniciou os trabalhos de recuperação da ETE Erval Velho, contando com a expertise do seu diretor técnico, Dr. Helvécio Carvalho de Sena, profissional com mais de 30 anos de experiência na SABESP.

Além da aplicação da “Super Mídia”, o objetivo foi capacitar a equipe técnica para operar a ETE com a tecnologia da Monera, de maneira a extrair o maior potencial do Sistema, independente dos intempéries naturais de percurso.

Dr. Helvécio Carvalho de Sena, faz o diagnóstico da ETE e instrução do corpo técnico da CASAN.


Abaixo a aplicação das Mídias MBBR Monera Bio Power ®, para corrigir a eficiência do sistema. Simples e fácil.

Aplicação das mídias MBBR Monera Bio Power ®


Devido a altíssima densidade das mídias MBBR Monera Bio Power ®, que conta com uma área de Superfície Protegida de 20.000 m²/m³, foi necessário a aplicação em apenas 2 dos 4 reatores biológicos aerados.

Posteriormente, para tratar Efluentes mais complexos, como FOSSA SÉPTICA, a tecnologia será aplicada também nos outros 2 reatores biológicos aerados.


Em poucos dias o resultado impressionou. A carga de DBO passou a sair no efluente tratado inferior a 10 mg/L, e a carga de sólidos caiu drasticamente, como pode ser visto na foto abaixo. Essa última característica, porque as mídias MBBR Monera Bio Power ® reduzem a produção do Lodo Orgânico.

Fotos: antes e depois da intervenção da Monera.


Nos primeiros laudos após a intervenção da Monera, é possível verificar que, os resultados de DBO e DQO do efluente tratado atingiram o Limite Mínimo de Quantificação do Laboratório, ou seja, ficaram indetectáveis. E o sistema passou a Nitrificar, removendo Amônia, e também Desnitrificar, removendo o Nitrato, atingindo os níveis de Tratamento Terciário (remoção de nutrientes)


Em 13/03/2020, Dr. Helvécio, líder do trabalho de recuperação e ampliação da capacidade da ETE, deu o seu depoimento do andamento do projeto: