Notícia

SABESP – aplicação do Monera Bio Power ®

Em 19 de Agosto de 2018 a Monera fez a primeira aplicação da tecnologia MBBR Monera Bio Power ® na ETE Gênesis da SABESP, na região do Alphaville, SP.

O objetivo da avaliação era aumentar a capacidade da Estação, como também aumentar a eficiência de parâmetros como Nitrogênio Amoniacal, uma vez que a ETE Gênesis não foi projetada para esse tipo de remoção.

ETE Gênesis SABESP, Alphaville, SP


18/08/2018 – Início dos trabalhos para aplicação das midias MBBR Monera Bio Power ®


Na retirada das mídias MBBR Convencionais dos tanques de aeração, a SABESP foi obrigada a retirar também o Lodo Ativado, fazendo com que a avaliação das mídias Monera Bio Power ® começasse praticamente do zero, ou seja, sem maturação biológica no sistema aerado.

Um dos tanques de aeração sem Lodo Ativado, com 6% de Monera Bio Power ®


Por conta do processo de aceleração que a tecnologia Monera Bio Power ® proporciona no sistema biológico, logo no dia seguinte a qualidade do efluente era aparente, chamando atenção do operador da Sabesp.

Depoimento do Operador da ETE Gênesis no dia seguinte da aplicação.


Abaixo podemos avaliar o resultado visual do efluente tratado. O detalhe é que não há filtro de areia, sendo este efluente proveniente do decantador secundário.

Qualidade do Efluente Final, no segundo após aplicação das mídisa Monera Bio Power ®


Como as mídias MBBR Monera Bio Power ® proporcionam rápida ativação do sistema biológico, a SABESP solicitou a primeira coleta para análise, 5 dias após a aplicação das mídias. Os resultados são surpreendentes, como se pode ver abaixo.

Resultados das análises da ETE Gênesis SABESP, comparando com a média dos últimos 12 meses da SABESP



Confira – Avaliação de 1 ano após aplicação desse projeto